Aproveite a criançada da família e dê uma função útil para cada um deles. Além de trazer beleza e fofura para sua celebração, eles podem ajudar bastante em detalhes da cerimônia.
Quem escolher
Vale de tudo: sobrinhos, filhos, filhos de amigos, afilhados... mas leve em conta o grau de intimidade, já que você deve ter certeza que eles não irão desistir em cima da hora e que irão seguir com o combinado. Não deixe de explicar às crianças que este é um dia e um momento muito especial para vocês. Alerte que haverá muitas pessoas e fotógrafos, para que eles não “travem” na entrada.
Idade
Não existe regra, as daminhas e pajens podem ser de qualquer idade. Só lembre-se que eles irão entrar em uma igreja lotada e isso pode intimidar os mais novos. Também deve-se pensar qual a função que eles irão realizar para ponderar a idade. Isso porque existem diferentes funções.
Funções
Além da tradicional entrada com alianças, existem diferentes funções. Listamos algumas opções para você que quer fugir do tradicional e inovar:
Plaquinhas: Já muito adotado pelas noivas, onde elas escolhem as crianças para levarem plaquinhas com frases que podem ser simples anunciação de “lá vem a noiva”. Mas a criatividade com as plaquinhas não para por aí e, para descontrair, tem quem opte pelas divertidas, como “ainda dá tempo de fugir” e em seguida “não foge, ela está linda!”.
Pétalas: os escolhidos, ou apenas um deles, vão com uma cesta cheia de pétalas jogando no caminho antes da noiva entrar, quer coisa mais romântica?!
Buquês: Tem quem opte pelos mini buquês de flores, ursinhos de pelúcia ou doces para as daminhas.
Ensaios
É importante ensaiar algumas vezes com a dama e pajem exatamente como será a entrada e a função de cada um. Se você é detalhista e espera que saia tudo perfeito não pule este passo. Só não se esqueça que são crianças e, às vezes, tudo pode sair fora do planejado. Mas estes improvisos espontâneos deles dão mais graça à entrada! Então, sem muitas preocupações no dia quanto a isso e deixe que os pequenos se comportem naturalmente.
Adultos
Tem quem prefira escolher alguém especial para levar as alianças, ou qualquer outro objeto que será usado na cerimônia, e nem sempre são crianças. O protocolo, como já falando anteriormente, não coloca muitas regras. Você pode escolher a sua pessoa especial para esse momento independentemente da idade. Se você já tem um adulto que leve as alianças, mas não quer deixar a fofura das crianças de lado, opte pelos dois e coloque as daminhas e pajens levando alguma das opções citadas!
Fonte: www.casamentos.com.br