terça-feira, 22 de dezembro de 2015

10 mandamentos para a mãe da noiva

Entre as maiores alegrias da vida de uma mãe, casar uma filha certamente é um presente divino. Afinal, mãe é mãe. Não há nenhuma outra palavra que defina melhor o dom da maternidade. É entrega, é cumplicidade, é sintonia. Difícil desvendar esse mistério. Só quem vive é capaz de descrevê-lo.
Um dos momentos mais importantes desse vínculo “mãe e filha” é a fase dos preparativos para o casamento. Aliás, o antes, durante e depois - absolutamente todos os capítulos nunca seriam tão fascinantes sem um toque materno especial. É por isso que elaboramos os 10 mandamentos para a mãe da noiva, recheados de dicas e conselhos para todas que estão com o coração transbordando de felicidade e expectativas para o grande dia.

1. AJUDARÁS A NOIVA NA ESCOLHA DO VESTIDO
Destaque máximo para este episódio! Entre mil modelos, rendas, tecidos e decotes, não é nenhuma surpresa que a noiva fique confusa e indecisa. Para a cerimonialista Cláudia Couttinho, a opinião da mãe é fundamental e muitas vezes decisiva na saga do modelo ideal. “Acho imprescindível que a mãe esteja ao lado da filha na escolha do vestido, dando apoio, respeitando o gosto e sonho dela. É sempre um momento de muita emoção!”, pontua.

Para a noiva Beatriz Brandão, falar da participação da sua mãe na fase dos preparativos é como falar da áurea do casamento em si. Desde antes do início do namoro, ela foi a maior apoiadora e incentivadora do romance da filha. Não poderia ter sido diferente na escolha do vestido de noiva.

“Era ela que me acompanhava em todas as provas de vestido e, é claro, que escolhi aquele que a mais emocionou, o que fez seu olho brilhar, pois os meus brilhavam com os dela e para os dela” - Beatriz
 2. RESPEITARÁS A OPINIÃO E OS GOSTOS DOS NOIVOS
Um ponto crucial: respeito. Saber a hora de opinar e de calar é um segredo para colocar em prática desde o início. Os noivos são os protagonistas, então, a palavra final é sempre deles. A noiva Joanna Gussen ressaltou a importância da presença incondicional da sua mãe e o quanto a parceria entre elas foi pacífica.

“Felizmente, não tenho nenhum ponto negativo para falar sobre a participação da minha mãe. Nós alinhamos muito bem antes dos preparativos no que ela se envolveria mais e ela respeitou muito o meu espaço e as minhas escolhas!” - Joanna
3. NÃO CONVIDARÁS PARENTES E AMIGOS QUE NÃO ESTÃO NA LISTA
Sinal de alerta ligado! Sabemos muito bem que é um assunto muito delicado e merece atenção. A matemática da lista de convidados já foi eleita um dos momentos mais difíceis. O desafio de selecionar minuciosamente alguns e, consequentemente, excluir outros é de cortar o coração. É por isso que temos um recado para todas as mães: não deem pitaco na listagem dos noivos nem tampouco convidem ninguém antes da autorização deles, combinado?

Beatriz passou por uma situação engraçada. Ao perceber que sua lista de casamento estava com alguns “excedentes”, ela contou com a ajuda da mãe para fazer uma loucura.
“No desespero de irem todos os convidados, pedi para que ela cometesse a maior gafe de todos os casamentos que já ouvi na vida: a descortesia de retirar o convite de algumas pessoas queridas para ela. Passou por cima da vergonha e fez isso ainda que doesse nela, como prova de amor e coragem, muita coragem” - Beatriz
4. CONTRIBUIRÁS COM AJUDA FINANCEIRA
Generosidade dentro do possível não é obrigação, mas vale a pena. É muito legal quando há um acordo voluntário em família a respeito do que cada um pode “patrocinar”. A mãe de Joanna, por exemplo, ajudou a comprar as forminhas dos doces, efetuou as transações bancárias internacionais de produtos que os noivos compraram fora, negociou algumas bebidas do open bar e ainda auxiliou no pagamento de fornecedores de última hora. Ufa!

5. AJUDARÁS A CONFECCIONAR AS LEMBRANCINHAS
Uma das coisas mais detalhistas e trabalhosas do casamento são as lembrancinhas. Para as noivas que optarem pelo DIY, contar com a ajuda das mães é um alívio. Então, vamos trabalhar? Seja na encomenda, com ideias criativas ou na própria produção. Mãos na massa!

6. NÃO DESESPERARÁS A NOIVA COM (MAIS!) PREOCUPAÇÕES
Função contínua e incansável. Cuidado para não se desesperar junto com a sua filha! Emoção misturada com estresse pode gerar confusão. Claudia Couttinho conta que, como assessora de casamentos, já presenciou algumas situações de mal estar entre mãe e filha, mas também já viu muitos choros de felicidades.

OBS.: A noiva Rafaela Groth lembrou sobre a importância de estar atenta aos orçamentos:
“O que talvez possa ter atrapalhado um pouco no início (mas que é fundamental no processo) foi a preocupação excessiva da minha mãe em não estourar o orçamento que tínhamos para o casamento (deixando um pouco a emoção do momento de lado). O que no final das contas acabou passando um pouquinho, mas na opinião dela, o dia foi tão maravilhoso que ela faria tudo de novo” - Rafaela
7. RESOLVERÁS OS IMPREVISTOS 
Prontidão, agilidade e eficiência. Imprevistos no casamento acontecem, por isso é fundamental que as mães tenham jogo de cintura para resolver os planos que não deram certo. E, atenção noivas: deem autonomia para que elas comandem as eventualidades.
Beatriz teve um imprevisto com as lembrancinhas. Ela e o noivo Thiago Meirelles tinham um sonho de registrar história deles para presentear os convidados na festa. O problema é que ela estava contando com uma ajuda financeira que, na última hora, não rolou. E agora?

“Foi ela também a responsável pela realização do sonho do livro. Diante de uma promessa (de dar o livro) não cumprida por meu pai, foi ela que tomou à frente e andou quilômetros no sol atrás de gráficas, bateu nas portas, contou moedas, chorou, implorou, viveu a angústia junto comigo. Lutou muito. E, por milagre, conseguiu o livro em tempo recorde, fazendo com que o sonho se concretizasse” - Beatriz
8. CURTIRÁS CADA SEGUNDO DA FESTA 
Felicidade a mil! É hora de curtir - dance, pule, sorria muito e aproveite a festa de verdade. Confie nos fornecedores do casamento e não perca tempo com preocupações.

9. ABENÇOARÁS A UNIÃO DO CASAL
Benção de mãe é certeira! Incentive, encoraje, dê conselhos, elogie, escute... Seja uma mãe (e sogra) amável e positiva. E, independentemente da sua fé, reúna sempre pensamentos e desejos positivos para a nova vida dos noivos.

10. SERÁS ETERNA COMPANHEIRA E CONFIDENTE DA FILHA
Segundo round. A maratona do casamento passou e agora sua função como mãe exemplar é estar sempre presente, além de - claro! - respeitar o espaço da nova vida da sua filha. Pode ser que a saudade aperte no início, normal. É uma nova etapa para vocês duas, que promete muitas surpresas. Então, prepare-se para o que está por vir! E não se esqueçam de sempre relembrarem tudo o que vocês construíram juntas. Afinal, recordar é viver!





http://www.inesquecivelcasamento.com.br/

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

10 dúvidas de uma noiva!

Quando a data do casamento está se aproximando, é normal que os noivos tenham algumas dúvidas e ansiedades. Perguntas sobre alianças, buquê e entrada dos padrinhos são apenas alguns dos detalhes que precisam ser esclarecidos com antecedência, evitando atrasos e inconvenientes.

1- Em qual mão devo segurar o buquê? Diz a tradição que, durante a entrada, a noiva deve portar o buquê na mão direita, pois entrará do lado direito de seu acompanhante. Quando se encontrar com o noivo, o buquê deverá ser passado para a mão esquerda.
·        2- Quem leva as alianças? Tradicionalmente, as alianças devem ser levadas pelos pajens acompanhados pelas damas de honra. Se o casal tiver optado por uma cerimônia moderna sem damas e pajens, as alianças podem ficar guardadas no bolso do noivo.
·        3- A noiva pode atrasar? A noiva que deseja seguir a tradição do atraso, pode esperar no máximo dez minutos para entrar na igreja. Atrasar excessivamente é considerado deselegante e desrespeitoso com os convidados.
·        4- A recepção não terá bebidas, devo avisar aos convidados? Se a recepção não for ter bebidas não é obrigatório avisar previamente aos convidados, afinal os noivos podem fazer a festa da maneira que preferirem.
·         5- Eu e meu noivo não sabemos dançar. A valsa é obrigatória? A valsa é totalmente opcional, principalmente se a cerimônia for mais descontraída. Se os noivos não sabem dançar, não é necessário separar um momento da recepção para valsa.
·         6- Tenho que casar de vestido branco? As noivas que não desejam um casamento tradicional podem optar por um vestido diferente. Muitas noivas modernas optam por vestido em tons de azul claro, rosê ou nude, fugindo do branco.


·        7- Posso fazer uma cerimônia temática? Muitos noivos preferem fazer um casamento personalizado, para deixar este momento bem marcante. É possível fazer uma cerimônia temática, incluindo trajes específicos de estilo vintage, gótico, surreal ou personagens de filmes. Se a cerimônia for religiosa, lembre-se de verificar com o pároco as possibilidades aceitas.
·        8- Minhas madrinhas podem utilizar o mesmo vestido? Sim, elas podem! Uma das últimas tendências em casamentos é vestir as madrinhas com vestidos da mesma cor. Isso irá destacá-las no altar e deixará as fotos absolutamente inesquecíveis.
·         9- Posso convidar apenas amigos íntimos para a recepção? Atualmente, é extremamente comum realizar uma recepção íntima, convidando apenas os amigos e familiares próximos. Não há nenhum problema em optar por esta alternativa, desde que fique bem claro para os outros convidados que não haverá recepção.
·        10- Posso sair da recepção e ir diretamente para a lua de mel? Se os pais dos noivos puderem permanecer até o final da cerimônia para despedir-se dos convidados, não há problema em sair diretamente para a lua de mel. Se não houver ninguém para fazer a despedida, aconselha-se esperar até o outro dia para fazer a viagem.




Fonte: universodasnoivas.net